SIG - Sistema Integrado de Gestão

Sig

O SIGCNX é o Sistema Integrado de Gestão Empresarial - ERP desenvolvido pela Conexão Sistemas. Ele apresenta todas as ferramentas necessárias para gerenciar sua empresa de forma segura, estável e eficaz.

Desenvolvido de maneira realmente modular o SIGCNX atende as diversas necessidades de gerenciamento. Cada módulo pode ser adquirido separadamente e mantendo possível uma integração à novos módulos.

Dessa maneira o SIGCNX se mostra um sistema realmente flexível. Além de ser um sistema modular, há possibilidade de personalizações em cada módulo, se adequando ainda mais à necessidade da empresa.

O sistema dá suporte à diversas áreas operacionais, como compras, vendas, produção, gestão de materiais, controle financeiro, contabilidade, e pessoal.

Módulos

Gestão de Estoques

Img Gestao

Módulo destinado ao gerenciamento dos Produtos e Materiais manipulados e produzidos pela empresa.

Efetua o registro de todas as movimentações (entradas e saídas), informando:

  • posição de estoque - estoque atual;
  • estoque de segurança;
  • quantidades disponíveis* - quantidade em estoque considerando as quantidades já comprometidas com vendas/produção;
  • entradas pendentes* – quantidade de produto já com pedidos de compra colocados;
  • estoque projetado* – quantidade disponível considerando as projeções realizadas pelo Planejamento de Produção;
  • relação para reposição de materiais/produtos;
  • Lista de separação de materiais para Ordens de Fabricação;*
  • Registro de saída e retornos de materiais para atendimento de Ordem de Fabricação;*
  • Consultas de consumo de materiais por Ordem de Fabricação;*
  • tempos médios de reposição*

* disponível através das integrações com os demais módulos.

A metodologia de gerenciamento das quantidades pelo módulo de estoque possibilita ao Planejamento de produção, o correto registro de reservas de materiais e datas de colocação de pedidos de compras e Ordens de Fabricação.

Gestão Financeira

Img Gestao

Responsável por um controle minucioso e seguro do setor financeiro de sua empresa, fornece, entre outros, os recursos:

  • Gerenciamento de clientes e fornecedores
  • Acompanhamento de diversas contas correntes
  • Previsão Financeira e consultas de fluxo de caixa
  • Consolidação de receitas e despesas realizadas para auxílio de conciliação bancária
  • Agilidade nos procedimentos para baixa de contas
    • Individual
      • Informando a conta a dar baixa
    • por Cliente
      • apresentando a lista de contas em aberto do cliente e possibilitando a baixa em lote, através de seleção. Os valores de juros/descontos são respeitados e registrados pela aplicação
  • Geração automática de Receitas e Despesas Fixas e Previstas
  • Gerenciamento financeiro por centro de custo
  • Gerenciamento de despesas/receitas em atraso
  • Históricos financeiros de clientes e fornecedores
  • Acompanhamento de saldo de limites de créditos dos clientes
  • Consultas gerenciais de resultados por período

Através de uma versátil classificação financeira dos lançamentos a empresa obtém uma ampla visão gerencial, sendo disponibilizadas consultas de:

  • Posicionamento Financeiro de Receitas
    • Faturadas (totais de vendas)
    • Realizadas
  • Posicionamento Financeiro de Despesas
    • Contraídas
    • Quitadas

Gerenciamento de Compras

Img Gestao

Controla todos os processos relacionados as compras de materiais, fornecendo, entre outros, controles sobre:

  • Pedidos de Compras
  • Acompanhamento das pendências de compras
  • Históricos de fornecimento por produto e por fornecedor
  • Acompanhamento de saldos em limites de créditos juntos aos fornecedores
  • Formação de históricos de tempos de reposição
  • Consulta de necessidades de compras – produção
  • Consultas para Reposição de Materiais
  • Consultas de Requisição de Compras
  • Geração automática de previsão de despesa no módulo financeiro de acordo com a forma de pagamento escolhida.
  • Lançamento das Notas de Entrada
  • Consultas de compras por classificação de produto
  • Notas de Entrada por CFOP
  • Notas de Entrada com ICMS (para acompanhamento de créditos)

Administração de Vendas

Img Gestao

Módulo com a função de gerenciar os procedimentos de vendas, da chegada do pedido até o seu faturamento, possibilitando o pleno acompanhamento das vendas e posições de entrega. Alguns recursos:

  • Gerência de clientes
  • Históricos financeiros (pagamentos) de clientes
  • Acompanhamento de saldo de limite de créditos dos clientes
  • Integração com emissor de NFe do SEFAZ
  • Acompanhamento de pendências de entrega por cliente e/ou produto
  • Geração automática de necessidade de produção
  • Baixa automática no estoque (opcional)
  • Acompanhamento de pedido e ordem de produção
  • Geração automática de previsão de crédito no módulo financeiro de acordo com a forma de pagamento escolhida.
  • Pleno acompanhamento de pedido de vendas, de suas entregas, datas, quantidades e locais
  • Auditoria sobre pedidos, indicando usuário que efetuou, alterou ou eliminou pedido(s)
  • Histórico de Relacionamento com cliente.

Controle de Produção

Img Gestao

Através dos dados relativos aos materiais, serviços, estrutura de produtos e roteiros de fabricação, o Módulo de Controle de Produção estabelece os mecanismos para o pleno gerenciamento do setor produtivo.

Esses mecanismos proporcionam a programação e monitoramento da produção, fornecendo informações de forma rápida e confiável, fornecendo um grande diferencial para manter a competitividade nos processos de manufatura. Alguns recursos:

  • Abertura de Ordens de Fabricação:

    Realizando as devidas reservas de materiais, apropriações de componentes e recursos necessárias para sua realização, de acordo com o planejado.

  • Operações das OFs:

    Para cada ordem de fabricação aberta, são gerados documentos relativos as operações necessárias, definidas pelo roteiro padrão de produção. Esse recurso permite o acompanhamento de todo processo produtivo, comparando-o com as referências estabelecidas (engenharia e custos)

  • Utilização de códigos de barras:

    O sistema emite as documentações de controle de produção (OFs/OPs) com códigos de barras, prevendo a utilização de leitores ópticos, permitindo agilidade nos procedimentos de registros de movimentação de materiais pela produção e apontamento de horas

  • Posição da produção

    Com as informações obtidas e registradas de forma online, o Sistema permite a visualização da situação atual de cada operação nas ordens de fabricação ativas

  • Consultas Gerenciais por Funcionário, Centro de trabalhos e Ordens de Fabricação

    O sistema possibilita a rápida obtenção de informações consolidadas referentes ao totais de horas trabalhadas, quantidades produzidas seja por funcionário, por centro de trabalho ou OF.

  • Apropriação de materiais por OF/OP

    Registra os materiais consumidos em cada operação da ordem de fabricação, estabelecendo parâmetros de comparação entre o consumido e previsto (estrutura do produto)

  • Geração de necessidades de compra

    Com base no gerenciamento de estoque disponível e projetado, o sistema gera as necessidade de aquisições (setor de compras) de forma a garantir o atendimento da OF

Apontamento de Horas

Img Gestao

Integrado ao Controle de Produção e Engenharia, proporciona, não só a apuração de horas trabalhadas pelos funcionários, como também a medição dos tempos previstos e realizados em cada atividade programada nas Ordens de Fabricação e definida pela engenharia (roteiros de fabricação). Características:

  • Agilidade e confiabilidade nos processos de apontamento de horas

    O apontamento é realizado pelo funcionário através da simples passagem da OF pelo leitor de código de barras, sendo assim registradas todas as informações referentes ao serviço realizado (a operação realizada, ordem de fabricação trabalhada e centro de trabalho utilizado)

  • Códigos de paradas

    Através da configuração de códigos de paradas, o sistema permite a apuração dos tempos gastos em atividades não produtivas, tais como: aguardando material, aguardando disponibilização de equipamento, etc.

  • Registro da Produção

    Além de apurar as horas trabalhadas em cada atividade, o sistema registra as quantidades produzidas em cada etapa, possibilitando a identificação de desvios entre a programação e execução das atividades produtivas a qualquer instante.

  • Posição da produção

    Com as informações obtidas e registradas de forma online, o Sistema permite a visualização da situação atual de cada operação nas ordens de fabricação ativas

  • Consultas Gerenciais por Funcionário, Centro de trabalhos e Ordens de Fabricação

    O sistema possibilita a rápida obtenção de informações consolidadas referentes aos totais de horas trabalhadas, quantidades produzidas seja por funcionário, por centro de trabalho ou OF.

Engenharia e Simulação de Custos

Img Gestao

Responsável pelo cadastramento das informações técnicas de composição e produção dos produtos fabricados na empresa (acabados, semi-acabados, componentes ou intermediários).

Disponibiliza, entre outros:

  • Cadastro de Produtos e Materiais

    Especificando as informações de identificação (codificação, nomenclatura completa e reduzida), de classificação e controles dos materiais e produtos da empresa.

  • Cadastro de estrutura de produtos

    Especificando os itens (matéria-prima ou componente) e suas respectivas quantidades, que compõe cada produto da empresa. Esse cadastramento é realizado dentro de uma estrutura em níveis hierárquicos (estrutura pai-filho), possibilitando a sua explosão em consultas gerenciais

  • Centros de Trabalho:

    Especificando os agrupamentos de equipamentos/máquinas disponíveis e registrando informações relativas a sua capacidade produtiva e custo hora estimado. Essas informações são disponibilizadas e utilizadas no processo de programação da produção e confecção das Ordens de Fabricação

  • Cadastro de Roteiros de Fabricação

    Especificando todas as etapas (operações) realizadas para a fabricação de um produto (componente), indicando tempos previstos de produção, preparação e centros de trabalhos utilizados

  • Simulação de Custos

    Com base nas informações da estrutura (itens), roteiro de fabricação e da integração com demais módulos (compras, produção), é disponibilizada a simulação de custo de produção de um produto para diferentes cenários (lotes de produção, roteiros diferenciados, variação de impostos, etc).

  • Atualização automática de custos simulados

    Possibilitando que a atualização de qualquer informação que atue no custo de um componente, se propague no custo dos produtos que o utilizam.

  • Consultas por componente

    Possibilitando a identificação de todos os produtos que utilizam determinado componente

  • Integrado com os demais módulos, permite definição de índices de performance da produção

Recepção e Expedição

Img Gestao

Integrado aos módulos de Gerenciamento de Estoques, Compras, Administração de Vendas e Controle de Produção, os módulos de Recepção e Expedição realizam o registro de todo o movimento de entrada e saída de produtos e materiais:

  • Atualizando automaticamente o estoque de materiais disponíveis
  • Efetuando as baixas, totais ou parciais, nos pedidos de compra (quando aplicável)
  • Efetuando as baixas, totais ou parciais nos pedidos de venda (quando aplicável)
  • Realizando os cálculos de quantidades de estoques projetadas (entradas e saídas previstas)

A Recepção e Expedição efetuam também a entrada de informações necessárias para gerenciar as remessas de materiais para serviços externos (beneficiamento), registrando os itens enviados (e suas OFs), suas quantidades, destino e data prevista de retorno.

Análise Administrativa (SAD)

Img Gestao

Módulo que compõe um Sistema de Apoio a Decisão (SAD), ou seja, proporciona a sumarização das informações administradas pelo sistema e mantidas em Bancos de Dados.

Com ele, o administrador possui acesso as informações dos diversos setores da empresa, nos formatos de:

  • Relatórios Gerenciais
  • Gráficos analíticos
  • Consultas especializadas

Apresenta análises de dados históricos usando técnicas de mineração de dados para obter informações utilizadas em tomadas de decisões.

Utilizando Tecnologia de Data Warehouse, as informações administradas pelo sistema são organizadas em diferentes níveis e camadas, de forma a facilitar e agilizar consultas analíticas em diversos panoramas.

Assim é possível analisar dados históricos relacionados a compras, vendas, clientes ou produção, posicionando-os, comparando-os e relacionando-os.

Por exemplo, o usuário pode gerar a visualização dos totais de seu faturamento (vendas) mensais por região ou, com um simples arrastar do mouse, modificar a visão para vendas trimestrais por produto.

Trata-se, assim, de uma poderosa ferramenta de gerência estratégica, possibilitando o aumento de produtividade e competitividade da empresa.

Padronização de Descrição de Materiais

Img Gestao

É um aplicativo com a função de gerar as descrições de materiais e produtos, padronizando-as de acordo com normas e limitações ajustáveis. Ele gera as descrições completas e reduzidas conforme padrões e abreviações definidas pela engenharia. Proporciona:

  • A definição de padrões de descrições para cada família de material, indicando qual característica do material é considerada obrigatória e qual é opcional
  • Adequação da descrição completa e reduzida de cada item as necessidades dos diversos setores envolvidos
  • Rápida identificação e localização de itens
  • Eliminação de duplicidades e multiplicidades de códigos para o mesmo material
  • Identificação de itens por similaridade
  • Processo eficaz e seguro de cadastramento

Recursos e Benefícios do Sistema

  • Facilidade de operação - o usuário define o material desejado , praticamente, sem digitação.
  • Perfeita identificação do material, uma vez que o usuário seleciona as características pré-definidas por um especialista
  • Rapidez e eficiência nas consultas, podendo ser utilizada a descrição Reduzida ou Completa nas pesquisas.
  • Consultas especiais de materiais, filtrando-os por qualquer uma de suas características (ex: todos parafusos de cabeça abaulada)
  • Formação de um Banco de Dados confiável de Históricos de Fornecimento.
  • Redução de não-conformidades e de devoluções no recebimento de materiais
  • Redução dos Tempos e Custos de Compras.
  • Garantia de continuidade dos recursos após a Implantação.
Sugestão 1
Produto Placeholder

Sugestão 1

Com todas as funcionalidades e recursos do SIG, oferecendo um completo e seguro ambiente de gestão de seu negócio.
(todos os módulos)

Sugestão 2
Produto Placeholder

Sugestão 2

Sugestão para indústrias e prestadoras de serviços que desejam um maior controle de seu setor produtivo
(compras, Vendas, Estoques, Financeiro, Engenharia de custos, Produção, Apontemento)

Sugestão 3
Produto Placeholder

Sugestão 3

Indicado para pequenas indústrias, comércios e prestadores de serviços, que desejam amplos recursos de gerência de seus processos de compras, vendas e estoques.
(Vendas, Estoque, Compras, Financeiro)

Sugestão 4
Produto Placeholder

Sugestão 4

Para empresas que desejam iniciar sua informatização visando pleno controle financeiro.
(Vendas, Compras, Financeiro)

Monte seu pacote
Produto Placeholder

Personalize!

Faça seu pacote do seu jeito, de acordo com suas necessidades.